Make your own free website on Tripod.com

Psicologia do Desenvolvimento

Main | Concepções - Piaget, Freud e Erikson | Desenvolvimento e Socialização | Adolescência








Desenvolvimento e Socialização

Relação Mãe/Bebé
 
O ser humano desde que nasce é determinantemente marcado pela sua necessidade social. É nesta parte que se destaca tão fortemente a importância que a mãe desempenha nos primeiros anos da vida do bébe. Os cuidados maternais não se resumem ao mínimo indispensável a nível físico, mas  todas as atitudes maternais influenciam profundamente o desenvolvimento psicológico da criança.

mae_bebe1.jpg

A relação mãe/bebé nos primeiros anos de vida exerce um papel directo sobre a personalidade, auto-estima, confiança em si próprio, relacionamento interpessoal e capacidade de adaptação a situações novas na criança.
Uma relação de afecto para com o embrião influencia a personalidade do futuro bebé. Mesmo antes de nascer o bebé tem uma grande relação de envolvimento com o mundo que o rodeia.
Todo o conjunto de reacções da mãe destingue-se das restante influências que a criança recebe ao lidar com outras crianças. A firmeza dos gestos, o olhar, o toque das mãos,o sorriso soam familiares à criança e transmitem-lhe a sensação de segurança que ela necessita para poder partir à descoberta do mundo e ter, ainda assim, o abrigo do aconchego materno no regresso.
 



 
Escola Secundária de Camões - Ano Lectivo 2004/2005 - Psicologia 12º ano
Liliana R. A. Romão * li.romao@gmail.com
Maio 2005